Diagnóstico do Bruxismo - BRUXCHECKER
- ricardo vieira
- 8 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2023
Um dos grandes problemas da vida moderna é o estresse, que pode se manifestar como um hábito parafuncional de apertar e ranger os dentes (chamado Bruxismo). Muitas das dores orofaciais são devido ao Bruxismo: ranger e apertar os dentes, ocasionando dores musculares, cansaço e dores articulares.
Aproximadamente 1 entre 5 pacientes com bruxismo noturno vão reclamar de dor ao acordar e, ocasionalmente, durante o sono. Por outro lado, pacientes com apertamento diurno relatam dor no final da tarde e período da noite.
O Bruxismo ocasiona um desgaste intenso e exacerbado dos dentes, podendo ocasionar dor intensa de origem dentária, com a necessidade de se realizar tratamentos restauradores (para repor o material dentário perdido) ou até mesmo afetar a integridade da polpa dentária (tecido interno dos dentes responsável pela vitalidade, sensibilidade e nutrição do dente) incorrendo em tratamento endodôntico (canal).

O seu diagnóstico diferencial é efetuado em nossa clínica através da anamnese, exame clínico e principalmente através da avaliação dinâmica do bruxismo do sono através de um dispositivo inovador chamado de “bruxchecker”.
O Bruxchecker é dispositivo importado da Alemanha, que consiste em placas de polivinil sob pressão à vácuo com espessura de 0,1 mm, que são confeccionados individualmente e utilizadas pelos nossos pacientes durante 1 a 2 dias, permitindo-nos avaliar o padrão de desgaste na oclusão dentária correlacionando-o com a musculatura mastigatória.
Os padrões de desgaste (verificado pela coloração da placa) permite aferir o tipo de bruxismo e quais elementos dentários estão sendo afetados, bem como a dominância dos tipos de movimentos funcionais decorrentes do bruxismo que afetam os diversos contatos oclusais, e muitas das vezes podem ser ocasionar por problemas ou disfunção dos músculos mastigatórios, ocasionando a dor.

Paciente com severo Bruxismo comprometendo o seu aparelho mastigatório.
São avaliados o índice de desgaste, o índice referencial de excursões laterais, severidade e progressão do Bruxismo.
Uma outra avaliação que empregamos rotineiramente é uma leitura diagnóstica do Bruxismo através de um dispositivo chamado de Bite-Strip que quantifica o número de episódios de bruxismo por 4, 5 horas de uso noturno.

A polissonografia é um outro exame que utilizamos para complementarmos o nosso diagnóstico do Bruxismo noturno, e permite aferir o número de eventos noturnos do hábito parafuncional.